-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 2996 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Masaki Hamada (kkpo)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetamos um hotel energeticamente autossuficiente como um centro comunitário para a cidade de Saijo, Japão, conhecida pela fonte de água limpa "Uchinuki" do Monte Ishizuchi, considerado uma montanha sagrada.
Em 2016, o KENGO KUMA LABORATORY, na Universidade de Tóquio, começou a elaborar um plano diretor para novas cidades ecologicamente corretas com base no tema da água, intitulado "Projeto Itomachi". Em estreita cooperação com parceiros de cada região foram realizadas oficinas com moradores locais e competições arquitetônicas individuais para jovens arquitetos. Com base nesses processos, a rede "Itomachi" foi construída.
A rede "Itomachi" foi usada como um nó e símbolo para projetar este hotel visto como uma base de troca para o novo estilo de vida da era pós-pandemia o qual transcende a solução dos problemas ambientais globais.
A ala de recepção aberta à comunidade está completamente separada da ala de hospedagem, e um grande "jardim" foi criado entre elas, onde a água pura "Uchinuki" borbulha. O espaço é utilizado como sala de estar ao ar livre, local para eventos e um pátio de acampamento. Este gesto consiste em uma tentativa de expandir a definição dos hotéis usando o conceito de "jardim".